O QUE É EMPODERAMENTO FEMININO? | BLOG DIVA DA VIDA REAL

em 29 março 2019


Seja bem vindo ao Blog Diva da Vida Real e tenha uma ótima leitura!


feminismo



Afinal o que é o tão falado Empoderamento? 





significado de empoderamento

Empoderamento (definição resumida); é sinônimo de Emponderar, que significa ter poder, ter domínio próprio sobre suas decisões. Vale ressaltar que existem também outros tipos de Empoderamento além do feminino, por exemplo, empoderamento cristão,empoderamento negro, empoderamento das cacheadas, empoderamento social e assim vai. 

 É uma palavra relativamente nova, surgiu nos Estados Unidos, através do termo EMPOWERMENT criado por um psicologo americano. Ganhou sua versão Brasileira pelo educador Paulo Freire que se inspirou e trouxe a palavra para a nossa sociedade, porém em Português. 


(para saber mais sobre a origem da palavra empoderamento clique aqui)


Você deve está se perguntando.. Afinal como ser uma mulher emponderada? 
A resposta é simples, para ser empoderada, seja você! 
Ser emponderada é lutar por direitos igualitários, unir mulheres e faze-las sentir-se mais fortes, Pois o lema do Empoderamento é " Lugar de Mulher é aonde ela quiser!" 


lugar de mulher é aonde ela quiser





Muitas pessoas pensam que para ser empoderada precisa ser gorda, ter cabelo black, ter tatuagens, usar drogras e andar pelada na rua, essa é uma visão distorcida do Empoderamento, pois qualquer mulher pode empoderar-se, e não, você não precisa ser feminista para ser emponderada, apesar das vertentes serem parecidas, são duas coisas diferentes.


feminismo vintage


 Por muitos anos se perdura o preconceito com mulheres gordas, negras e lésbicas,essas mulheres lutam para terem seus biotipos aceitos e que o preconceito cesse de uma vez por todas, mas se o pré conceito persistir elas seguem firmes e fortes e sendo emponderadas e vivendo a vida sem se importar com a opinião alheia e de quebra inspirando outras mulheres que não se sentem tão seguras de si. 


mulheres gordas






Algumas conquistas já temos, entre elas, o dia internacional da mulher, ter direito de votar, carteira assinada, ocupar cargos que antes só eram ocupados por homens, esses são alguns exemplos, mas ainda temos muito a conquistar.




Mulheres empoderadas, inspiram outras mulheres que não tem autoestima  por causa do corpo, do cabelo, ou por 
qualquer outro motivo.

E isso é muito bom, pois temos que ser mulheres
seja uma mulher que levante outras mulheres
que levantamos outras mulheres, elogiamos, incentivamos, chega de diminuir mulheres para tentar elogiar a outra, precisamos ser uma classe unida, vamos praticar a sororidade não só no mundo virtual, mas principalmente no mundo real, ter mais empatia e companherismo irá fazer você ser enaltecida, defendia e poder fazer o mesmo por outras mulheres 

Veja aqui como ELEVAR SUA AUTOESTIMA

Precisamos sim dessa força do Empoderamento para termos cada dia mais a nossa emancipação, liberdade de ir e vir, expandirmos nossa consciência e termos noção da força e do poder temos. 
mulheres emponderadas
As mulheres foram por muitos anos oprimidas, e ainda somos, visto que, somos constantemente julgadas pelas roupas que vestimos, pelos lugares que frequentamos, não podemos ir para qualquer lugar sozinhas, pois corremos o risco de sermos atacadas, muitos acham que mulher e politica não combinam, outros acham que mulher não sabe dirigir, e infelizmente existem outros tipos de preconceito que as mulheres sofrem diariamente, porém com a força do empoderamento essas teorias estão caindo por terra a cada dia, pois mais e mais mulheres já estão se tornando independentes, lutando dia após dias pelos seus direitos e igualdade de gênero. 


lute como uma garota
Você quer ser empoderada mas não sabe como e nem por onde começar?

Comece se amando, se aceitando da forma que você é, mude a sua visão sobre outras mulheres, crescemos com o machismo e os padrões de beleza impostos pela sociedade entranhados na nossa educação, e por isso é tão difícil mudar.



frases empoderamentoprecisamos entender de uma vez por toda, que outra mulher não é nossa rival, não é nossa inimiga, ela é uma mulher que comete erro e acertos assim como você. 
Aprenda a elogiar outras mulheres, enaltecer as conquistas, valorizar o proximo é algo genuino e que tem um poder imenso em elevar a autoestima de quem recebe o elogio, seja uma pessoa amorosa com o proximo, não se coloque em posição de inimiga da ex do seu atual, da atual do seu ex, ou daquele desafeto do ensino médio, hoje temos oportunidade de servos esclarecidas e não precisamos humilhar, diminuir e nem passar por cima de ninguém para nos sentirmos melhores. 

EMPODERAMENTO DOS CACHOS 



black empowerment




Um exemplo de empoderamento são as mulheres que resolveram aceitar seus cabelos cacheados e crespos.
empoderamento
Após muitos anos da ditadura da chapinha, as mulheres se libertaram e hoje existem milhares de mulheres passando pelo processo da transição capilar, muitas nem sequer sabiam qual era a textura do seu cabelo, e hoje vivem sendo elas mesmas com seus cabelos emponderados e maravilhosos. 

Inclusive já temos representatividade até mesmo nos desenhos com as novas princesas da Disney sendo cacheadas e super emponderadas. 


São elas Moana e Merida

2 novas princesas da disney




Para algumas pessoas isso pode parecer algo irrelevante, mas se analisarmos a representatividade dessas duas personagens, você consegue entender a vitória que é ter uma princesa cacheada e como isso é importante para as crianças, uma vez que as principais princesas da disney tem cabelo liso e longo, e que tem cabelo curto também é liso, que no caso é a Branca de Neve. 

Como explicar para uma menina que você pode ser uma princesa sem precisar alisar o cabelo, se ela cresceu vendo suas referencias de beleza, a barbie, as princesas, todas tendo cabelo liso?
Fica um pouco complicado não é mesmo?
Por isso esse movimento do empoderamento é tão importante, pois a mídia enxerga a necessidade agradar a sua audiência e assim vão criando referencias para as minorias, e isso é incrível, pois essas meninas vão crescer com referencia de que as princesas mais fodas são as cacheadas, e isso farão elas se sentirem realmente especiais. 



mulher bem resolvida
 Mas como foi dito acima, se você se sentir melhor alisando o seu cabelo isso não faz de você pior que ninguém e nem tira o seu direito de ser uma mulher emponderada, afinal nós podemos ser e fazer o que quisermos, o importante é você ter conhecimento e saber que o dia em que resolver aceitar seu cabelo da forma que ele é, você será aceita, e se não for, não tem problema, você não precisa de aceitação de ninguém, você precisa de autoaceitação e autoconhecimento. 

 Não sou nenhuma coaching de autoestima empoderamento, mas espero ter passado pra você de forma clara e objetiva o que é o empoderamento feminino e o quanto esse movimento é importante para as mulheres.
Deixe nos comentários o que é empoderamento pra você. 

caso deseje conhecer um cara incrível que dá altas dicas de autoestima e amor próprio   

Clique aqui> DESPERTE-SE E VIVA UMA VIDA INCRÍVEL


Compartilhe nas suas redes sociais para que outras mulheres também saibam o que é ser e como ser emponderada. 

Para seguir o blog CLIQUE AQUI

















3 comentários , comente também!

  1. Temos que falar sobre isso todos os dias, falar com nossas sobrinhas,filhas,amigas, precisamos de muito mais mulheres fortes,para serem exemplos de sororidade,de empatia,mas também precisamos praticar,além de falar,temos que agir,temos que ter voz,expandir para todos os cantos, Empoderamento é realizar aquilo que acham que você não consegue,ou que não seja capaz de fazer, podemos sim ser poderosas e ao mesmo tempo ser doce,não é prq vc é feminista que não pode ser romântica, até pra isso precisamos ser fortes, não precisamos ser submissas para sermos amorosas, podemos ser muitas coisas e fazer muitas coisas,desde o momento em que respeitamos e respeitem as nossas escolhas e as nossas vontades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso... Precisamos ter nossas vontades e direitos respeitados.. 💜💪

      Excluir