Como Lidar com as Críticas? Aprenda de Forma Prática

em 13 dezembro 2020



Como Lidar com as Críticas? 

A verdade é que não existe uma receita secreta  para lidar com situações indesejadas e ficar indiferente, o que é o caso das críticas. 

Mas nós podemos nos blindar e seguir nossa vida, sem nos deixar influenciar por pessoas que ficam bostejando sobre nós por aí. 

Ninguém gosta de ser criticado, e muitas vezes quando isso acontece não sabemos como lidar com as críticas sem ficar profundamente chateado. 

Eu sou constantemente criticada, pelas minhas roupas, pelo meu peso, pela forma que crio meu filho, sou criticada por não seguir nenhuma religião, por ter um blog e até pelo meu cabelo cacheado, entre outras coisas.

Eu vou falar pra você como eu lido com essas críticas sem surtar. 

Lembrando que a gente tem que saber separar as críticas construtivas, das destrutivas. Não podemos apenas cagar para a opiniões de todo mundo, pois não vivemos numa bolha. (apesar de as vezes dar vontade)

Devemos também fazer uma auto analise e questionar se a crítica realmente deve ser ignorada. 



Por que Somos Criticados? 

Para aprendermos a lidar com as críticas primeiro precisamos descobrir o motivo dessas críticas. 
Por que as pessoas tem necessidade em opinar na vida alheia? e se acham desse direito? 

Acredito que somos constantemente criticados por alguns motivos que vou citar abaixo;

  • Ficamos expondo nossas vidas em redes sociais, sempre em busca de aceitação.
  • Ficamos falando da nossa vida para as pessoas. 
  • As pessoas que convivem conosco sabem das 
nossas limitações porém querem que a gente se supere.
  • Algumas pessoas nos criticam pois não tem capacidade de fazer o que fazemos. 
  • Outras Criticam pelo simples prazer de falar da vida alheia. (algo que se a gente não cuidar, vira um vício)
  • Realmente estamos fazendo algo errado, e estamos precisando receber aquele conselho, porém como é difícil enxergar nossos erros, muitas vezes enxergamos como crítica negativa.


Como Superar As Críticas de Forma Prática?

Comece entendendo que muitas vezes uma crítica pode mudar a nossa vida, tanto para melhor, quanto para pior, por esse motivo devemos analisar muito bem tudo que ouvimos, e nos questionar se vale ou não a pena levar aquilo para nossa vida. 

Geralmente a pessoa que aponta os nossos "erros e defeitos" não movem uma palha para nos ajudar,
Essas mesmas pessoas comentem os mesmos erros ou até piores que os nossos, e mesmo assim se sentem no direito de nos julgar. 

Então antes de levar uma crítica em consideração você tem que analisar, quem é que está nos criticando? 
Não é nenhum teste do buzzfeed, mas é necessário responder para si mesmo algumas perguntas;

Qual é a importância dessa pessoa na minha vida?

opção 1: Zero importância, não agrega em nada na minha existência.
opção 2: Eu amo essa pessoa, e sei que ela se importa realmente comigo.  

Essa pessoa que está me criticando é Tóxica? 

opção 1: Extremamente Tóxica e Narcisista.
opção 2: É uma boa pessoa, sempre elevando meu astral.

Essas críticas tem fundamento ou são inventadas? 

opção 1:  Não confere com a verdade ou mesmo sendo verdade ninguém tem tem nada a ver com isso. 
opção 2:Tem fundamento, realmente meu comportamento em determinadas questões não está legal.*

Se as suas respostas foram 
Opção 1 

Está bem claro que você não precisa se importar com a opinião dessa (ou dessas pessoas), pois não agregam em nada na sua vida, e a opinião delas não vão fazer a menor diferença na sua caminhada, quando se sentir abalada, respira fundo, se olhe no espelho e siga o baile. Se for necessário se afaste de pessoas que fazem críticas constantes a você e isso te deixa pra baixo, muitas vezes nos tornamos dependentes de pessoas que sós nos criticam. 

Opção 2

Se você respondeu a opção 2, talvez seja necessário reavaliar suas atitudes, se colocar no lugar do outro e tentar entender o que esta acontecendo. 
talvez tentar conversar com esta pessoa, entender o motivo desta pelo qual ela está com essa imagem de você, exponha seu ponto de vista, e explique que nem sempre as pessoas podem ser como queremos, as vezes é necessário aceitar quem amamos do jeito que a pessoa é. 
Se mesmo fazendo essa analise, essas criticas ainda te machucarem, tente se afastar. 


Devo me Importar Ou Ligar o Foda-Se?

Bom, após você descobrir o motivo dessas críticas, você precisa tomar uma decisão. 
Vai mudar ou vai ligar o foda-se? 

Essa resposta só você pode dar, afinal só quem sabe da nossa realidade somos nós mesmos. 

As vezes é necessário parar, analisar os fatos e mudar as atitudes, outras vezes temos que ligar o foda-se e viver a nossa vida. 
Afinal a vida é individual, contato que nossas atitudes não respinguem em terceiros, podemos ser o que quisermos e vivermos como acharmos melhor. 


Como Eu Lido com As Críticas

Eu, Bia! Tenho dias e dias, claro que nem sempre posso me esquivar das críticas, pois sei que algumas são culpa dos meus atos, afinal não tem santa aqui não bebê, sou um Ser Humano com defeitos e estou aqui na terra sujeita a passar por isso, paciência né amores. 

 Porém eu filtro muito bem o que eu vou aceitar e vou levar como conselho, e o que eu vou amassar e jogar no lixo.
Por exemplo; caso eu me exceda na bebida e minha mãe vier falar comigo 
"filha, você está bebendo muito, tem que maneirar um pouco" 
Eu não tenho como encarar com o uma critica porque eu bebo mexxxxmooo.. hahahahahaha.

Mesmo assim eu não gosto, e encaro como crítica, e falo! "Deixa eu tomar minha cachaça em paz!"
 
No entanto, eu dou uma maneirada, pois eu sei que já realmente não é legal ficar embriagada.  
E ela é uma pessoa que está presente na minha vida, me ajudando sempre que pode. Por isso eu levo a opinião dela em consideração. 

Agora se algum enviado do satã vier falar do meu cabelo, que tá cheio,tá ressecado, vier falar do meu corpo, que eu tô gorda, tô com celulite, da minha roupa, que está curta ou decotada, que eu perco tempo com internet, ou do meu modo de falar, entre outros vários comentários desnecessários que recebo. 
 Ai não dá né amores, ai eu já ligo o foda-se mesmo, afinal ninguém chega pra mim e fala, vem cá amor, vou te dar 100 conto pra você comprar uns creme top pro seu cabelo, ou então vamos lá que eu vou par sua academia.

 Então, se as pessoas que me criticam não fazem nada para me ajudar, porque eu deveria me importar com a opinião delas sobre mim? 

Simplesmente eu analiso quem me julga, quem me critica, sem quem está me criticando for exemplo de algo, eu até posso me sentir um pouco mal, agora a pessoa toda escacetada vem querer falar da minha vida, Com que moral? Não tem nenhuma.
 
Então como eu vou perder minha paz por causa de críticas de pessoas que não significam nada pra mim? 

Quando a crítica vem de alguém que gosto, tenho apreço e estima, eu fico sim triste, pois a gente não é de ferro né, mas ai eu penso, não gostou não amor? Deita na Br que passa! 

Porém não podemos esquecer, que não somos Alecrim Dourado que Nasceu no Campo sem Ser Semeado. A não ser que você seja reencarnação de Madre Teresa ou de Jesus, mas até esses dois foram duramente criticados por fazerem o bem, quem dirá nós meros mortais, cheios de erros. 


Por isso sempre que alguém te criticar e você se sentir pra baixo, lembre-se do nosso grande mestre, que veio ao mundo para proclamar o amor, e foi duramente injustiçado e acabou sendo crucificado. 

Erga sua cabeça e não aceite crítica de qualquer pessoa, porém saiba ter humildade para abaixar a cabeça quando estiver feito algo errado. 

Se você chegou até aqui, deixe nos comentários qual foi a crítica que você recebeu que mais te magoou? 


Me siga no Instagram: @blogdivadavidareall




Nenhum comentário , comente também!

Postar um comentário